4 Dicas Para TRABALHAR Em CASA Como HOME OFFICE

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Reddit
Tumblr
Modalidade de trabalho em casa

Home Office o que é? Quantros Principais formas para Trabalhar em Casa. Mas como funciona? 4 Principais formas para trabalhar em casa em estilo home office. Tudo isso nesse post.

Em primeiro lugar, traduzindo para o português, home office significa “escritório em casa”. No entato, aqui no Brasil essa expressão pode significar ter um negócio próprio. Ou seja, trabalhar para uma empresa remotamente.

De antemão, com a reforma trabalhista. Obteve sua regulamentação com o advento da lei 10.854/21. Portanto, o trabalho em home office é aplicado há décadas por inúmeras empresas.

O teletrabalho, ou home office como todos conhecemos. Nesse ínterim, consiste na prestação de serviços fora da dependência do empregador.

Com o uso de tecnologia da informação. Ou seja, o serviço que seria realizado na empresa. Podendo também ser realizado em casa, ou em qualquer outro lugar que tenha acesso à internet. E também que o trabalhador seja capaz de produzir.

Em 2018 – de acordo com o IBGE, 3,8 milhões de trabalhadores já estão trabalhando em casa. E em regime Home Office por exemplo. E são 21% a mais que 2017. O resultado da pesquisa de 2019 ainda não saiu. No entanto, estima-se que esse aumentou ainda mais.

A princípio, trabalhar em casa pode significar liberdade. Porém, exige uma mentalidade diferenciada. E é preciso ser um administrador completo tal missão. Existem diversas formas de se trabalhar em home office. 

Além disso, antes de passar essas formas, vamos entender como funciona o trabalho em home office.

Como Funciona o Trabalho Home Office

Métodos de funcionamento do Home office

Agora quando falamos em trabalho em casa. As pessoas logo pensam em gente acordando ao meio dia e trabalhando o resto dia todo de pijama.

Porém, nada contra isso. Portanto, você têm a liberdade de fazer o que você quiser quando se trabalha em casa. Mas é importante saber que o trabalho precisa ser realizado em algum momento.

Então, a única coisa que realmente muda, quando se trabalha em casa, é o local. Porém, a responsabilidade, seriedade e profissionalismo, não podem deixar de existir. Seja como for seu jeito de trabalhar.

Portanto, trabalhar em home office. É preciso ser encarado com muita disciplina e zelo por exemplo. Bem como, para aproveitar os benefícios que a modalidade oferece.

4 Formas principais de trabalho em home office

1 – Prestando serviços.

Prestador de serviço

A prestação de serviços, é a primeira forma de trabalho em home office. Como funciona para milhares de profissionais que atuam dessa forma.

Aqui seriam as pessoas que possuem uma expertise específica. E que é desejada dentro de um mercado mais amplo. Por exemplo: tradutor, redator, social media, consultor digital, assistente virtual, secretária remota, etc.

Em outras palavras, o prestador de serviços é um profissional liberal. Portanto pode ou não, constituir uma empresa dependendo de seus ganhos mensais.

O mais importante é que, aqui quem vai definir a forma de trabalho é a própria pessoa. Ela oferece o serviço, e os clientes acabam se adequando aos preços praticados e prazos de entrega por exemplo.

2 – Trabalhando para uma empresa

Trabalho remoto

Atualmente, com o avanço da internet. E a necessidade das empresas se adequarem a essa realidade por exemplo. Muitos empresários estão contratando o trabalho home office. A princípio, isso está funcionando melhor para algumas empresas.

Como funciona isso? Então, é um trabalho fixo como outro qualquer. Com a única diferença é que você não precisará sair de casa para ir ao escritório por exemplo.

Com sistemas específicos e próprios de cada empresa. Para controlar horário de entrada e saída. Porém o funcionário precisará ficar à disposição da empresa durante todo turno de trabalho.

No entanto as empresas que normalmente contratam nesse regime. Procuram funcionários para lidar com clientes, ou então atendimento remoto por exemplo.

Veja que, aqui você não é dono do seu próprio negócio. Nesse sentido é apenas um funcionário que executa trabalho em home office. Portanto, funciona para a necessidade da empresa.

Logo, a forma de remuneração varia de empresa para empresa. Bem como, as condições de contratação. Depois posso até criar um post trazendo empresas que contratam para trabalhar em home office.

3 – Fazendo produtos Artesanais Em Casa

Como criar um negócio de produtos artesanais

Outra forma muito conhecida de trabalho em home office. Que é como funciona para milhares de pessoas por aí. É a criação de produtos artesanais.

Aqui estou falando de coisas como docinhos gourmet por exemplo. Bolos confeitados, bolo no pote, enfim. E também artesanato como acessórios para bebês.

Poré,  esse tipo de trabalho em casa já existe há muitos anos. E quem não conhece um amigo, ou conhecido que tem uma pequena indústria dentro de casa, não é mesmo?

Antes de começar a trabalhar dessa forma. É importante fazer um estudo de mercado. Para ver quais produtos são mais rentáveis e fáceis de fazer e até mesmo vender. 

Esse modelo de trabalho em casa pode ser bem puxado. Portanto, além de fabricar os produtos, precisará administrar a parte financeira, estoque, vendas, etc.

Normalmente é nesse tipo de negócio que acabam começando as empresas familiares. Que crescem e se transformam em criadores de empregos por exemplo.

Dentro desse modelo também se enquadram os donos de lojas virtuais. Seja do seu próprio produto, ou revendendo produtos de terceiros.

É uma forma de ter uma renda extra recorrente. E que pode se transformar em renda principal. Apenas desenvolvendo a forma de trabalho.

4 – Sendo empreendedor digital

Marketing Digital

Essa é a maneira como eu trabalho em home office. Muitas pessoas já trabalhão com essa modalidade hoje. Pessoas ao redor do mundo dentro do marketing digital.

Aqui você pode criar sua estrutura de negócio para ser afiliado. Ou ainda produzir seus próprios produtos digitais, e vender pela internet.

Como esse mercado está apenas começando no Brasil. Existem muitos nichos completamente inexplorados. O que faz desse mercado, um ótimo local para começar um negócio.

Basicamente o trabalho como afiliado. Consiste em encontrar produtos que um determinado público esteja precisando e oferecer para ele.

Apesar de parecer simples descrito dessa maneira. É preciso ter alguns conhecimentos específicos. Para promover e vender produtos digitais.

A boa notícia sobre essa forma de trabalho em casa. É que, nesse modelo, você é mesmo dono do negócio. E tem flexibilidade para trabalhar a hora e como desejar.

Porém, para ter resultados consistentes. É preciso seguir e aplicar as estratégias. Ou seu negócio não irá decolar.

Apesar de ter uma estrutura e mecanismo simples. O trabalho em home office, requer desempenho e muita responsabilidade. Onde milhares de afiliados lidam com públicos que podem ser muito exigentes.

Por Lazaro Silva

Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

Compartilhe este post: