Substantivo na Lingua Portuguesa

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Reddit
Tumblr
Lingua portuguesa

Neste post, vamos falar sobre substantivo. Você sabe o que eles são? Você notou que todas as coisas que encontramos diariamente tem um nome? Por exemplo: “mesa”, “cadeira”, “telefone”, “computador”.

Substantivo Comum

Substantivi

É a forma mais abrangente de dar nome aos seres da mesma espécie. Seres esses que possuem características em comum. Nomes como de animais, lugares, frutas, plantas, entre outros.

Além das palavras “mesa”, “cadeira”, “telefone”, “computador”. Palavras como “fome”, “força”, “riqueza” e “preguiça”, também são substantivos comuns. Entre diversas outras palavras que não citei aqui.

A diferença entre substantivo próprio e o substantivo comum.

Substantivo Próprio

próprio

São aqueles usados para nomear Pessoas, Cidades, Estados, País. E entre outros seres ou coisas específicas. Por isso, existem nomes que devem ser sempre iniciados com letras MAIÚSCULAS. Como vimos por exemplo, nas palavras “Ana”, “São Paulo” e o nome “Brasil”

São todos substantivos. Ou seja, neste caso, a palavra “São Paulo”, é uma cidade. A palavra “Brasil” é um país. E a palavra “Ana” é uma pessoa com nome próprio. Como já explicamos anteriormente. 

Quando pensamos em mesa, por exemplo. Por mais diferentes que sejam as mesas que imaginamos. A palavra mesa, na nossa língua portuguesa. Indica uma coisa comum. Vamos ver alguns exemplos em tirinhas, para entender ainda melhor.

Encontrando Os Substantivos Em Tirinhas

Substantivo

Nessa tirinha, o Pai do Armandinho. Está dando uma bronca nele, porque ele espalhou várias coisas pelo chão. Podemos reparar que, essas coisas são identificadas no texto pelos substantivos, Roupas, Brinquedos, Comidas, Gibis e Materiais da escola.

São palavras que fazem referência a coisas que por sua essência são identificadas no texto. Fazem referência de objetos na imagem.

Substantivos masculinos e femininos

Substantivo

Existem 4 casos de substantivo feminino. E vou destacar eles aqui para você não errar mais quem são eles. E como descobrir se uma palavra é Feminina ou Masculina.

Em primeiro lugar é: “a” meninA, termina em A. Então é feminino. 

Em Segundo lugar é: “a” cidADE Termina em ADE, então é feminino. 

E em terceiro lugar é: “a” viAGE Termina em AGEM, então é feminino.

No quarto caso é: “a” emoçÃO, É um substantivo abstrato terminado em ÃO, então é feminino. 

Em suma, se o substantivo termina em A, ADE, AGEM ou ÃO (abstrato). É um substantivo feminino. O resto do substantivo é masculino. Neste caso, é masculino. Veja, “o olho” por exemplo. 

Você sempre tem que se perguntar: termina em A, ADE, AGEM ou ÃO( abstrato)? Se a resposta for NÃO, então é um substantivo masculino. Como: “O biquini“, “O mar”, “O coração” por exemplo. Coração é um substantivo concreto que termina em “ão“. Portanto é um substantivo masculino.

Substantivos Masculinos

Gramática na lingua portuguesa

Por exemplo: “abacaxi”, abacaxi termina em A, ADE, AGEM ou ÃO e é abstrata? Não! Então é um substantivo masculino. Ex:

  • Bagagem: termina em AGEM, então é feminino.
  • Amortecedor: não termina em A, ADE, AGEM ou ÃO, então é masculino.
  • Jasmim: Também é masculino. Ex: “O Jasmim”.
  • Maldade: é feminino, porque termina em ADE.

Bom acho que já deu pra entender né. Mas existem algumas exceções como:

  • Dia; Terminada em A, mas é uma palavra masculina, Ex: “O Dia”.
  • Tribo; Terminada em O, mas é uma palavra feminina, Ex: “A Tribo”.
  • Mão; É um substantivo concreto que termina em ÃO, mas é Feminino, Ex: A Mão.
  • Televisão; Também é substantivo concreto que termina em ÃO, e é feminino, Ex: “A Televisão”.
  • Mapa: Terminada em A, mas na verdade é uma palavra masculina, Ex: “O Mapa”.

O que significa ser abstrato ou concreto? Imagine: a palavra “avião” você consegue imaginar? Se você puder, é um substantivo concreto se terminar em ão. Agora imagine a palavra “canção”. Você não pode imaginar, certo? 

Então é um substantivo abstrato que termina em ão, e feminino. Substantivos terminados em Á (com acento), EMA, OMA, são masculinos. Veja alguns exemplos: O Guaraná, O Cinema, O Sintoma, etc.

Cuidado também com substantivos terminados em E e OR. Esses substantivos podem ser masculinos ou feminino. Eles não seguem um padrão alguns. Veja alguns exemplos: O dente, A ponte, O telefone, A sorte, O cobertor, A flor, etc.

Bem, espero que neste post você consiga entender o que são substantivos. Espero te ver em um próximo post, tudo bem? Até lá, bons estudos!

Por Lazaro Silva

Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

Compartilhe este post:

Novos Conteúdos!