Receitas Saudaveis e Saborosas para uma Alimentação Equilibrada: 5 Dicas Imperdíveis

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Reddit
Tumblr

Você sabia que a alimentação é um dos fatores mais importantes para a sua saúde e qualidade de vida?

Uma alimentação equilibrada é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do seu organismo, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.

Além disso, uma alimentação equilibrada também deve ser variada, colorida e saborosa, para que você possa desfrutar dos benefícios dos alimentos sem enjoar ou se privar.

  • Mas como fazer isso na prática?
  • Como preparar receitas saudáveis e saborosas que sejam fáceis de fazer e que caibam no seu bolso?

É o que você vai descobrir neste artigo, onde vamos te dar 5 dicas imperdíveis de receitas saudáveis e saborosas para uma alimentação equilibrada. Vamos lá?

Recita 1: Salada de grão de bico com atum e tomate

Salada de grão de bico com atum e tomate
Salada de grão de bico com atum e tomate

A primeira dessas receitas saudáveis é uma salada de grão de bico com atum e tomate, que é uma ótima opção para o almoço ou o jantar.

Essa receita é rica em proteínas, que são fundamentais para a construção e a manutenção dos músculos, e em fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol e da glicose.

Além disso, o grão de bico é uma fonte de ferro, que previne a anemia, e o atum é uma fonte de ômega-3, que protege o coração e o cérebro.

O tomate, por sua vez, é uma fonte de licopeno, um antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Para fazer essa salada, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de grão de bico cozido
  • 1 lata de atum em água escorrido
  • 2 tomates picados
  • 1/4 de xícara de salsinha picada
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta do reino a gosto

O modo de preparo é simples: basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e temperar com o suco de limão, o sal e a pimenta.

Você pode servir essa salada fria ou quente, acompanhada de uma fatia de pão integral ou de uma porção de arroz integral.

Recita 2: Omelete de espinafre e queijo

Omelete de espinafre e queijo
Omelete de espinafre e queijo

A segunda dica é uma omelete de espinafre e queijo, que é uma excelente opção para o café da manhã ou o lanche da tarde.

Essa receita é rica em cálcio, que é essencial para a saúde dos ossos e dos dentes, e em folato, que é importante para a formação das células sanguíneas e para o desenvolvimento do sistema nervoso.

Além disso, o ovo é uma fonte de proteínas de alto valor biológico, que contêm todos os aminoácidos essenciais para o organismo, e de colina, que é um nutriente que melhora a memória e a concentração.

O espinafre, por sua vez, é uma fonte de ferro, que previne a anemia, e de vitamina A, que é importante para a visão e para a imunidade.

Para fazer essa omelete, você vai precisar de:

  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara de leite desnatado
  • 1/4 de xícara de queijo branco picado
  • 1 xícara de espinafre picado
  • Sal e pimenta do reino a gosto

O modo de preparo é fácil: bata os ovos com o leite em uma tigela e tempere com o sal e a pimenta. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio e despeje a mistura.

Quando começar a firmar, espalhe o queijo e o espinafre por cima e dobre a omelete ao meio. Deixe cozinhar por mais alguns minutos, virando uma vez, até que o queijo derreta e o espinafre murche.

Você pode servir essa omelete com uma fatia de pão integral ou com uma salada de folhas verdes.

Recita 3: Sopa de abóbora com gengibre e leite de coco

Sopa de abóbora com gengibre e leite de coco
Sopa de abóbora com gengibre e leite de coco

A terceira dica é uma sopa de abóbora com gengibre e leite de coco, que é uma deliciosa opção para os dias mais frios.

Essa receita é rica em betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, e em vitamina C, que são antioxidantes que fortalecem a imunidade e previnem infecções.

Além disso, a abóbora é uma fonte de potássio, que é importante para a saúde dos músculos e do coração, e de fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento do intestino.

O gengibre, por sua vez, é uma fonte de gingerol, que é um composto anti-inflamatório e termogênico, que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.

O leite de coco, por fim, é uma fonte de gorduras boas, que são benéficas para o cérebro e para a pele.

Para fazer essa sopa, você vai precisar de:

  • 4 xícaras de abóbora descascada e picada
  • 4 xícaras de água
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 xícara de leite de coco
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Salsinha picada para decorar

O modo de preparo é rápido: coloque a abóbora, a água, a cebola, o alho e o gengibre em uma panela e leve ao fogo alto até ferver.

Abaixe o fogo e cozinhe até que a abóbora esteja macia, cerca de 20 minutos. Bata a mistura no liquidificador até ficar homogênea e volte para a panela.

Adicione o leite de coco e tempere com o sal e a pimenta. Aqueça bem e sirva com a salsinha por cima.

Recita 4: Frango ao molho de laranja e mel

Frango ao molho de laranja e mel
Frango ao molho de laranja e mel

A quarta dica é um frango ao molho de laranja e mel, que é uma saborosa opção para o almoço ou o jantar.

Essa receita é rica em proteínas, que são fundamentais para a construção e a manutenção dos músculos, e em vitamina B6, que é importante para o metabolismo das proteínas e para a produção de neurotransmissores.

Além disso, o frango é uma fonte de selênio, que é um mineral que protege as células do estresse oxidativo e previne o câncer.

A laranja, por sua vez, é uma fonte de vitamina C, que é um antioxidante que fortalece a imunidade e previne infecções.

O mel, por fim, é uma fonte de carboidratos, que fornecem energia para o organismo, e de flavonoides, que são compostos anti-inflamatórios e antibacterianos.

Para fazer esse frango, você vai precisar de:

  • 4 filés de peito de frango sem pele
  • Suco de 2 laranjas
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Salsinha picada para decorar

O modo de preparo é simples: tempere os filés de frango com o sal e a pimenta e grelhe-os em uma frigideira antiaderente em fogo médio, virando uma vez, até que estejam dourados e cozidos, cerca de 15 minutos.

Em uma panela, misture o suco de laranja, o mel, o molho de soja e o amido de milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar, cerca de 10 minutos.

Despeje o molho sobre os filés de frango e salpique a salsinha por cima. Você pode servir esse frango com uma porção de legumes cozidos ou de salada de folhas verdes.

Recita 5: A última das receitas saudáveis é a Panqueca de banana e aveia

A última das receitas saudáveis é a Panqueca de banana e aveia
A última das receitas saudáveis é a Panqueca de banana e aveia

A quinta e última dica é uma panqueca de banana e aveia, que é uma deliciosa opção para o café da manhã ou o lanche da tarde.

Essa receita é rica em potássio, que é importante para a saúde dos músculos e do coração, e em magnésio, que é importante para a saúde dos ossos e dos nervos.

Além disso, a banana é uma fonte de triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

A aveia, por sua vez, é uma fonte de fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento do intestino, e de beta glucana, que é um tipo de fibra que ajuda a reduzir o colesterol e a glicose.

Para fazer essa panqueca, você vai precisar de:

  • 1 banana madura amassada
  • 1/2 xícara de aveia em flocos
  • 1/4 de xícara de leite desnatado
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de mel
  • Óleo vegetal para untar

O modo de preparo é fácil: bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo baixo e unte com um pouco de óleo.

Despeje uma concha da massa na frigideira e espalhe com uma espátula. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos de cada lado, até que estejam douradas.

Repita o processo com o restante da massa. Você pode servir essas panquecas com frutas picadas, iogurte natural ou mel.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 dicas de receitas saudáveis e saborosas para uma alimentação equilibrada, que vão te ajudar a manter a saúde e o bem-estar.

Essas receitas saudáveis são fáceis de fazer, econômicas e nutritivas, e podem ser adaptadas ao seu gosto e às suas necessidades.

Veja Também, 6 Receitas saudáveis de Carne: Pratos Suculentos para Amantes de Carnes

Experimente essas receitas saudáveis e veja como elas podem fazer a diferença na sua rotina alimentar. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões de melhorias nos comentários.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Até a próxima!

Por Lazaro Silva

Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

Compartilhe este post: