Geografia: Explorando o Mundo ao Seu Redor em 3 Dicas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Reddit
Tumblr

Você já se perguntou como é o mundo em que você vive? Como são as paisagens, os climas, as culturas, as línguas, as fronteiras, as cidades, os recursos naturais, os problemas ambientais e sociais que existem nos diferentes lugares do planeta?

Essas são algumas das questões que a geografia pode te ajudar a responder.

O espaço geográfico é uma ciência que estuda o espaço, os lugares e as relações entre eles. A geografia não é apenas decorar nomes de países, capitais, rios e montanhas.

O espaço geográfico é uma forma de entender o mundo, de conhecer a sua diversidade, de compreender a sua complexidade, de reconhecer a sua beleza e de enfrentar os seus desafios.

Explorar o mundo ao seu redor com o espaço geográfico pode ser uma experiência incrível, que amplia os seus horizontes, enriquece o seu conhecimento, desperta a sua curiosidade e estimula a sua cidadania.

Neste artigo, você vai aprender 5 dicas para explorar o mundo ao seu redor com a geografia. Vamos lá?

Dica 1: Observe o seu entorno

Observe o seu entorno
Observe o seu entorno

A primeira dica para explorar o mundo ao seu redor com a geografia é observar o seu entorno. Você já parou para olhar com atenção para o lugar onde você vive, trabalha, estuda ou se diverte?

Você já notou como é a paisagem, o clima, a vegetação, a fauna, o relevo, a hidrografia, o solo, o uso do espaço, a organização urbana, a infraestrutura, os serviços, as atividades econômicas, as manifestações culturais, as características da população, as formas de interação social, os conflitos, as desigualdades, as oportunidades e os problemas que existem nesse lugar?

Observar o seu entorno é uma forma de exercitar o seu olhar geográfico, ou seja, de perceber o espaço como um produto das relações entre a natureza e a sociedade, como um cenário de múltiplas dimensões e escalas, como um palco de transformações e permanências, como um campo de possibilidades e limitações.

Observar o seu entorno é uma forma de descobrir o que há de único, de comum, de diferente, de surpreendente, de interessante, de problemático, de desafiador e de potencial nesse lugar.

Você pode observar o seu entorno de várias formas: caminhando, pedalando, dirigindo, fotografando, filmando, desenhando, escrevendo, conversando, pesquisando, comparando, analisando, questionando, criticando, elogiando, sugerindo, propondo, agindo.

O importante é que você não seja um mero espectador, mas um participante ativo, um explorador curioso, um agente transformador do espaço em que você vive.

Dica 2: Use mapas e outras ferramentas geográficas

Use mapas e outras ferramentas geográficas
Use mapas e outras ferramentas geográficas

A segunda dica para explorar o mundo ao seu redor com a geografia é usar mapas e outras ferramentas geográficas.

Você já usou um mapa para se localizar, para planejar uma viagem, para conhecer um lugar, para comparar regiões, para entender um fenômeno, para resolver um problema, etc.?

Usar mapas e outras ferramentas geográficas é uma forma de ampliar a sua visão de mundo, de acessar diferentes fontes de informação, de explorar diferentes formas de representação, de transformação e de gestão do espaço.

Usar mapas e outras ferramentas geográficas é uma forma de aprender, de ensinar, de pesquisar, de criar, de inovar, de empreender, de cooperar, de colaborar, de impactar o mundo ao seu redor com a geografia.

Dica 3: Conheça as dúvidas mais comuns das pessoas sobre a geografia

Conheça as dúvidas ou dores mais comuns das pessoas sobre a geografia
Conheça as dúvidas ou dores mais comuns das pessoas sobre a geografia

A terceira dica para explorar o mundo ao seu redor com o espaço geográfico é conhecer as dúvidas mais comuns sobre a geografia. Você já se deparou com alguma dúvida sobre a geografia?

Você já se perguntou por que a geografia é importante, para que serve a geografia, como funciona a geografia, como aprender geografia, como ensinar geografia, como aplicar a geografia, como usar a geografia, como se beneficiar da geografia, como se divertir com a geografia, como se apaixonar pela geografia?

Você já enfrentou algum desafio, dificuldade, obstáculo, problema, conflito, crise, risco, ameaça, perigo, desastre, tragédia, violência, injustiça, discriminação, exclusão, opressão, exploração, degradação, devastação, extinção, escassez, pobreza, fome, doença, morte, guerra, terrorismo, genocídio, etnocídio, ecocídio, suicídio, apocalipse, fim do mundo, que tenha relação com o espaço geográfico?

Conhecer as dúvidas ou dores mais comuns sobre o espaço geográfico é uma forma de se sensibilizar, de se conscientizar, de se informar, de se educar, de se qualificar, de se capacitar, de se atualizar, de se aprimorar, de se superar, de se empoderar, de se emancipar, de se libertar, de se proteger, de se prevenir, de se preparar, de se adaptar, de se resistir, de se enfrentar, de se superar, de se recuperar, de se reconstruir, de se restaurar, etc.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 dicas para explorar o mundo ao seu redor com o espaço geográfico.

Você viu que a geografia é uma ciência que estuda o espaço, os lugares e as relações entre eles, e que pode te ajudar a entender o mundo, a conhecer a sua diversidade, a compreender a sua complexidade, a reconhecer a sua beleza e a enfrentar os seus desafios.

Veja Também, Língua Francesa: Descubra a Beleza e a Elegância da Língua em 5 Dicas

Você também viu que explorar o mundo ao seu redor com o espaço geográfico pode ser uma experiência incrível, que amplia os seus horizontes, enriquece o seu conhecimento, desperta a sua curiosidade e estimula a sua cidadania.

As 5 dicas que você aprendeu foram: observar o seu entorno, usar mapas e outras ferramentas geográficas, conhecer as dúvidas ou dores mais comuns sobre a geografia, escrever exemplos de uma solução ou soluções de como resolver o problema ou as dúvidas, e se divertir com a geografia.

Essas dicas podem te inspirar a explorar o mundo ao seu redor com a geografia de forma criativa, inovadora, colaborativa, participativa, transformadora e impactante.

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão, crítica, elogio ou comentário, por favor, deixe a sua opinião sincera abaixo.

Eu ficarei feliz em receber o seu feedback e em melhorar o meu conteúdo. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊

Por Lazaro Silva

Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

Compartilhe este post:

Novos Conteúdos!