Estou formado, e agora? O que fazer depois da faculdade?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Reddit
Tumblr
Formandos da Faculdade

Quando chega o fim da faculdade, é muito comum bater aquela ansiedade. E você não sabe direito o que você vai fazer agora. Como atingir seus objetivos, e como seguir nessa carreira que você escolheu.

Essas dúvidas são muito comuns entre os estudantes que estão se formando. Então pra esse post, eu preparei um checklist. Um passo a passo do que é prioridade nesse momento da sua carreira.

No total, a gente vai falar aqui de três passos. E o primeiro deles você já verá no subtítulo abaixo.

Depois Da Faculdade, Defina Para Onde Você Quer Ir

O fazer depois de formados

Afinal, qual é o caminho que você quer dar pra sua carreira? Essa etapa requer uma boa dose de autoconhecimento. Mas se você fizer direitinho. Você vai garantir que daqui pra frente, o que você for fazer tá alinhado aos seus propósitos.

E aos seus valores, e dessa forma vai fazer mais sentido. Vai trazer mais satisfação para você. Pra fazer isso, você pode se fazer algumas perguntas.

A primeira delas é quais são seus valores? Cada pessoa tem valores diferentes. É muito importante você trabalhar com autonomia. Enquanto outra pessoa prefere ter os direcionamentos mais claros do que ela precisa fazer no trabalho.

Defina o Ambiente Onde Deseja Trabalhar

Cursou faculdade

Em segundo lugar depois da faculdade. É importante você definir o ambiente. Ambiente no qual prefere trabalhar. O teste de valores vai te ajudar muito com isso. Porque daí você vai entender se você prefere trabalhar num ambiente mais hierárquico.

Mais formal em que você é mais independente ou menos. Mesmo que você ainda não tenha tido muitas experiências profissionais. Você sempre pode procurar amigos ou colegas de classe da faculdade. Colegas que tenham tido experiências diferentes das suas.

Para eles te contarem quais possibilidades. E quais diferentes ambientes têm pra que você tente entender melhor. entender em qual você gosta de trabalhar.

Pense o Que Te Motiva Mais

Planos de de formado

Em terceiro lugar é preciso pensar o que te motiva a fazer as coisas. Então, uma boa pergunta, por exemplo, é “o que me faz levantar animado da cama todas as manhãs?” 

Tente descrever situações como: Acontecimentos, características ou eventos de um dia que costumam nos motivar.

Por exemplo, é possível ter uma ação com um senso de urgência muito claro. É ter um grande desafio ou alguma coisa difícil para realizar. Tenta pensar um pouquinho e chegar nesses fatores que realmente te motivam.

Tente pensar o que você faria na vida, se você não precisasse se preocupar com dinheiro? Essa pergunta, pode parecer um pouco abstrata para você.

Mas, é importante que você desconsidere algumas coisas. Coisas que você pode estar considerando como essenciais.

E quando você tirar elas da sua mente. Vai ficar mais claro, quais são realmente os seus propósitos e valores. Não estão necessariamente atrelados a ganhar dinheiro.

Descubra Um Meio De Você Impactar Pessoas

Formado - Agora é procurar o que você mais gosta

Em quarto lugar, tem duas formas de você pensar sobre o seu legado: você pode pensar, “qual é o impacto que eu quero deixar no mundo?” Ou “como eu gostaria de ser lembrado?”

Quando a gente fala de impacto. É muito comum que você pense em como você quer impactar outras pessoas de uma forma mais externa. Mas não precisa ser isso, você pode querer ser lembrado. Só por ter alterado alguma coisa na sua organização.

No projeto que você está fazendo, por exemplo. Para essa pergunta, é importante dizer que não tem certo ou errado. O que é importante, é o mais adequado pra você. E a forma como você realmente gostaria de ser lembrado.

Mas também não vale responder qualquer coisa. Você precisa chegar a uma reflexão um pouquinho mais profunda. Para que isso possa realmente te orientar sobre os seus rumos profissionais.

Evite se comparar com amigos ou com as grandes histórias de sucesso que você já conhece.

A sua trajetória é única. E ela tem que ser importante pra você. Pra te ajudar nessas reflexões, porque realmente não é fácil pensar sobre essas coisas.

Agora que você já pensou um pouco sobre o que é importante para você. E onde você quer chegar, então o próximo passo é definir como chegar nesse lugar.

Então, agora vamos para um checklist prático para você começar a agir!

Trace metas.

Trace metas depois de formado

No começo da carreira às vezes isso não está tão claro. Mas colocá-las no papel vai te ajudar muito a te dar um norte neste momento. Busque saber quais são as competências e habilidades técnicas. Necessárias para trabalhar com o que você quer!

Se você não tiver, procure cursos, projetos ou situações. Em que você pode desenvolvê-las. Se você não tiver experiência nessa área, procure ONGs. Ou projetos voluntários em que você possa colocar a mão na massa.

E enriquecer o seu currículo. E por último converse com pessoas da área. Para entender direitinho como é que é o dia a dia. E ter certeza que tem a ver com você. Uma vez que você já entendeu onde você quer chegar.

E como chegar lá, você precisa se preparar e planejar ações. Para passar nos processos seletivos das empresas onde você quer trabalhar. Os recrutadores recebem muitos currículos. Então você precisa entender como se destacar dentre esses vários candidatos.

Para passar no processo seletivo. É muito importante conhecer muito bem a empresa. Para a qual está se candidatando. Então faça uma pesquisa sobre o setor, as funções lá dentro.

Como é o dia a dia de trabalho. Para que você possa responder melhor às perguntas do recrutador. Também é muito útil conhecer um pouco sobre técnicas de entrevista. Afinal de contas, a entrevista é uma prova para a qual você já sabe as perguntas.

Essa fase da vida é difícil mesmo. Mas depois que você já sabe onde você quer ir. Como chegar lá e como se destacar nos processos seletivos, vai ficar muito mais fácil.

Se você é recém-formado e está passando por essa fase. Deixe aqui nos comentários qual é a sua principal insegurança nesse momento.

Por Lazaro Silva

Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

Compartilhe este post:

Novos Conteúdos!