Estudar arte antes de mais nada, eu não sei você, mas às vezes eu tenho impressão que algumas pessoas acham que o estudo da arte não é algo relevante. Não é um conhecimento que de fato elas precisam ter.
E estou me referindo a pessoas que, acima de tudo, de alguma maneira se sentem conectadas à arte, e que gostam de estudar arte, que querem por exemplo se tornar artistas, querem saber desenhar, pintar ou fazer alguma outra forma de arte.
Mas por alguma razão elas acham que estudar história da arte, teoria da arte ou qualquer outra parte mais teórica do conhecimento não vai agregar para formação dela.
Nesse post eu quero te apresentar três razões pelas quais eu acredito que o estudo da arte é importante para qualquer pessoa que quer vivenciar a arte no seu dia a dia.
Então vamos lá…
Razão número um para estudar arte:
Estudar arte nos ajuda a compreender o mundo de hoje e de outras épocas. Bem como, a primeira coisa que a gente tem que dizer, é que, a arte é uma expressão do modo de viver de um povo. Ela vai expressar nas suas mais diversas formas como aquele povo vê o mundo.
O que ele acha importante, o que ele toma como verdade, o que ele acha bonito, quais são os valores que ele tem. Você descobre muita coisa sobre uma nação, sobre um povo, seja do passado seja de hoje.
Observando a sua produção artística então, a arte, ela expressa isso. Porém, é inerente à arte, é algo que ela vai fazer, ela não vai mentir para você. Também pode ser um instrumento de crítica ao modo de vida da sociedade.
O artista usa sua obra para levantar questões e fazer com que as pessoas reflitam, assim a arte também é uma forma de gerarmos nosso senso crítico sobre nós mesmos e sobre o mundo no qual nós estamos.
A razão número dois para estudar arte:
A arte educa e alfabetiza nosso olhar, nos permitindo fundamentar as nossas opiniões e gostos. Contudo, estudar arte é muito parecido com aprender uma nova língua.
Então quando você vai aprender um novo idioma o que você precisa, por exemplo, é adquirir vocabulário e saber regras gramaticais, saber ortografia um pouco de ortografia e saber sintaxe e outras coisas que fazem sentido naquela língua.
E tendo esse conhecimento você consegue começar a se comunicar e ser compreendido, arte é a mesma coisa. Uma vez que você adquire conhecimento, já tem aí um certo vocabulário, já entendi o sinal e consegue compreender determinadas coisas.
Na arte acontece uma coisa muito legal que é a autonomia de pensamento. Você consegue fazer um julgamento estético independente. Depender de terceiros para te dizer o quê que é bom, e o que é ruim nunca mais.
E se você adquirir conhecimento, você consegue perceber por si só, o que você gosta, o que você não gosta.
Razão número três para estudar arte:
De maneira idêntica ao aprendizado de um idioma, estudar arte faz conectar pessoas, a gente sabe que a arte é uma forma de inscrição. Além de criar o que ainda não existe a arte comunica ideias e pensamentos.
Essa comunicação de ideias e pensamentos, elas conectam pessoas que geram um senso de pertencimento naquela pessoa.Uma certa vez, faz algum tempo atrás, eu estava muito triste, muito triste mesmo.
Tinha acontecido alguns problemas e eu estava bem entristecido e aí eu estava na internet vendo algumas coisas.
De repente vi um desenho de uma ilustradora que eu gosto muito, essa e não… na hora que eu vi aquele desenho, nossa! Ele se comunicou tanto comigo. Eu falei, exatamente assim que eu estou me sentindo.
Estou me sentindo desse jeito, e ela conseguiu colocar em forma de desenho o meu sentimento. E naquele momento eu me senti tão conectada aquele desenho, que eu me lembro perfeitamente. É por isso que eu gosto tanto de arte.
Porque ela conseguiu expressar naquela obra, exatamente o meu sentimento. Mesmo que o artista não me conhecia. Mas foi o que aconteceu ali comigo, o artista nem sabe que eu existo, mas naquele desenho que ele fez, comunicou tanto comigo que me tocou de alguma forma.
E aquilo me confortou, portanto me gerou um senso de pertencimento à arte. Falei que de fato a arte faz parte de mim e hoje eu gostei dela um pouco mais ainda. Essas foram as três razões pelas quais eu acredito que estudar arte é importante.