Reforma De Casa – 5 Ideias Para Renovar O Seu Lar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Reddit
Tumblr

Você já pensou em fazer uma reforma de casa para mudar o visual do seu lar, aumentar o seu conforto e valorizar o seu imóvel?

Uma reforma de casa pode ser uma ótima oportunidade para transformar o seu espaço, deixando-o mais bonito, funcional e aconchegante.

Mas, para que a sua reforma de casa seja um sucesso, é preciso planejar bem, escolher os profissionais certos e seguir algumas dicas e ideias que podem fazer toda a diferença.

Neste artigo, vamos te mostrar 5 dicas e ideias para renovar o seu lar com uma reforma de casa. Vamos lá?

1. Defina o seu objetivo e o seu orçamento

Defina o seu objetivo e o seu orçamento
Defina o seu objetivo e o seu orçamento

A primeira dica para fazer uma reforma de casa é definir qual é o seu objetivo e quanto você pode gastar.

Você quer apenas mudar a cor das paredes, trocar o piso ou o revestimento, ou fazer uma mudança mais radical, como derrubar ou construir paredes, alterar a planta ou a fachada da casa?

O seu objetivo vai determinar o tipo, o tempo e o custo da sua reforma de casa. Por isso, é importante ter clareza do que você quer e do que você precisa.

Além disso, você deve definir o seu orçamento, ou seja, quanto você pode e quer investir na sua reforma de casa.

O orçamento vai te ajudar a escolher os materiais, os serviços e os profissionais que cabem no seu bolso.

Lembre-se de pesquisar bem os preços e de fazer vários orçamentos antes de fechar qualquer negócio.

E não se esqueça de reservar uma parte do seu orçamento para imprevistos, que podem acontecer durante a reforma de casa.

2. Inspire-se em referências e tendências

Inspire-se em referências e tendências
Inspire-se em referências e tendências

A segunda dica para fazer uma reforma de casa é se inspirar em referências e tendências que combinem com o seu estilo e o seu gosto.

Você pode buscar ideias em revistas, sites, blogs, redes sociais e aplicativos de decoração, arquitetura e design.

Você também pode visitar lojas, feiras, exposições e mostras que tenham a ver com o seu projeto.

O importante é encontrar referências que te agradem e que sejam adequadas para o seu espaço, o seu objetivo e o seu orçamento.

Uma boa forma de se inspirar é conhecer as tendências que estão em alta no mercado, como cores, estampas, texturas, materiais, móveis, objetos, iluminação, etc.

As tendências podem te dar dicas de como deixar a sua casa mais moderna, atual e valorizada.

Mas, cuidado para não seguir as tendências cegamente, sem levar em conta o seu gosto pessoal e a sua personalidade. Afinal, a sua casa deve refletir quem você é e o que você gosta.

3. Contrate profissionais qualificados e confiáveis

Contrate profissionais qualificados e confiáveis
Contrate profissionais qualificados e confiáveis

A terceira dica para fazer uma reforma de casa é contratar profissionais qualificados e confiáveis para executar o seu projeto.

Dependendo do tipo e da complexidade da sua reforma de casa, você pode precisar de arquitetos, engenheiros, designers, pedreiros, pintores, eletricistas, encanadores, marceneiros, etc.

Esses profissionais devem ter experiência, competência e credibilidade no mercado, além de oferecer um bom custo-benefício e um bom atendimento.

Para escolher os profissionais certos para a sua reforma de casa, você deve pesquisar bem, pedir indicações, verificar o portfólio, solicitar referências, conferir a reputação, comparar os orçamentos e os prazos, e assinar um contrato que especifique todos os detalhes do serviço, como o escopo, o cronograma, o pagamento, as garantias, as responsabilidades, etc.

Assim, você evita dores de cabeça, surpresas desagradáveis e problemas futuros com a sua reforma de casa.

4. Acompanhe de perto o andamento da obra

Acompanhe de perto o andamento da obra
Acompanhe de perto o andamento da obra

A quarta dica para fazer uma reforma de casa é acompanhar de perto o andamento da obra, verificando se tudo está sendo feito conforme o planejado, o contratado e o esperado.

Você deve estar presente na obra sempre que possível, conversar com os profissionais envolvidos, tirar as suas dúvidas, dar as suas opiniões, fazer as suas sugestões, solicitar as correções, etc.

Você também deve fiscalizar a qualidade dos materiais, dos serviços e dos acabamentos, bem como o cumprimento dos prazos e dos custos.

Ao acompanhar de perto o andamento da obra, você garante que a sua reforma de casa seja feita do jeito que você quer e que você sonhou, sem desperdícios, atrasos, erros ou defeitos.

Você também evita que a obra se torne uma fonte de estresse, frustração ou decepção para você. Pelo contrário, você pode se sentir mais satisfeito, realizado e feliz com o resultado da sua reforma de casa.

5. Aproveite a sua reforma de casa

Aproveite a sua reforma de casa
Aproveite a sua reforma de casa

A quinta e última dica para fazer uma reforma de casa é aproveitar a sua reforma de casa, curtindo o seu novo espaço, o seu novo ambiente e o seu novo lar.

Depois de todo o trabalho, o esforço e o investimento que você fez para reformar a sua casa, você merece desfrutar do seu projeto, admirando a beleza, a funcionalidade e o conforto que você criou.

Você também pode compartilhar a sua reforma de casa com a sua família, os seus amigos, os seus vizinhos, etc., mostrando o seu orgulho e a sua alegria.

Aproveitar a sua reforma de casa também significa cuidar bem do seu espaço, mantendo-o limpo, organizado e conservado.

Você deve seguir as orientações dos profissionais que fizeram a sua reforma de casa, como a forma de limpar, de usar e de manter os materiais, os móveis, os objetos, etc.

Você também deve ficar atento a qualquer problema ou defeito que possa surgir, e acionar a garantia ou o suporte dos profissionais, se necessário.

Conclusão

Fazer uma reforma de casa pode ser uma ótima forma de renovar o seu lar, deixando-o mais bonito, funcional e aconchegante.

Mas, para que a sua reforma de casa seja um sucesso, é preciso seguir algumas dicas e ideias que podem fazer toda a diferença.

Veja também, As Melhores Dicas para Decorar Apartamentos Pequenos

Neste artigo, nós te mostramos 5 dicas e ideias para renovar o seu lar com uma reforma de casa. Esperamos que você tenha gostado e que você possa aplicar essas dicas e ideias no seu projeto.

E você, tem alguma outra dica ou ideia para reformar a sua casa? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião conosco.

Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Por Lazaro Silva

Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

Compartilhe este post: