Entenda a Educação Financeira

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Reddit
Tumblr
Aprender sobre finanças

Hoje vou falar sobre educação financeira. E dá algumas orientações sobre o tema. Muita gente falando por aí, que investir é igual à educação financeira. 

Isso vira até polêmica. Tem gente que defende que é investimento são a mesma coisa.

Mas quero aqui colocar pra você que não é investimento. Nós estamos falando aqui de algo muito diferente. Eles se completam, mas não se misturam. É importante falar isso o que de fato é a educação financeira.

Qual a Diferença, Entre Educação Financeira e Investimento?

Investimento e educação financeira

Em primeiro lugar. É uma ciência humana que trabalha o comportamento da pessoa. Do seu ser, nós estamos falando do equilíbrio entre este ser e esse ter. Você também busca a autonomia.

O controle do dinheiro que entra, o dinheiro que sai. Ou seja, para buscar a sustentabilidade financeira. Tudo isso para uma única coisa. Realizar sonhos, portanto quando a gente olha para o cenário brasil.

E vê mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes. Essas pessoas precisam de educação financeira. Elas não estão procurando investimento. Muito embora, as pessoas estão falando, vem aqui, vem investir, enfim. 

Mas o que é educação financeira? Para saber investir, é preciso primeiro ganhar autonomia. Saber exatamente para onde está indo cada centavo do seu dinheiro. Nós temos essa dificuldade no Brasil. 

Ninguém aprendeu esse tipo de ensinamento. Porque é uma ciência nova. Por isso muitos professores estão na qualidade de educador financeiro. E também na qualidade de defensor essa matéria. 

Que leva as pessoas a ter comportamentos e hábitos corretos. Hábitos de utilizar o seu dinheiro que ganha. E seu dinheiro que gasta. Imagine que quando você está praticando a educação financeira. Você está aprendendo a poupar, guardar ou proteger.

A importância De Estudar Esse Mercado!

Educação financeira

E salvar o seu dinheiro onde mais você poupa gastando menos. Por isso a importância de aprender essa matéria. A partir do momento que eu gasto menos, começo a reter o meu dinheiro. Aí sim eu coloco ele num destino.

Ou seja, os meus desejos. Os meus sonhos e propósitos. E aí eu defino se seria curtos e médios e longo prazo. Com isso, aí sim eu vou investir. Vou potencializar o dinheiro. Guardando o dinheiro poupado.

É nesse momento que definimos qual tipo de investimento. Aí temos diversos especialistas e canais que falam sobre investimento. E fala com muita propriedade. 

Então, educação financeira é uma ciência comportamental. Que lida com o poupar, reter, proteger o seu dinheiro. Enquanto investir é para você potencializar esse dinheiro guardado tudo bem. Bom, espera que tenha gostado da dica.

Picture of Por Lazaro Silva

Por Lazaro Silva

Especialista em Marketing Ditigal e Analista de Sistemas

Compartilhe este post: